quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vestir Azul ou Vestir Vermelho

Tenho recebido uma infinidade de emails com as teorias mais absurdas sobre processos conspiratórios do PT nessas eleições. São emails com piadas de péssimo gosto sobre a Dilma e o Lula ou emails reforçando uma espécie de subcampanha que o próprio PSDB não tem coragem de levar à TV. Por exemplo um com fotos de soldados mortos durante o período de guerrilhas no Brasil com o dístico "vítima do grupo da Dilma"...

Hoje, recebi um com a seguinte teoria: O PT está manipulando as pesquisas dizendo que a Dilma está na frente, mas na verdade quem está na frente é o Serra... Está fazendo isso porque vão fraudar as urnas eletrônicas e dar uma vitória arranjada para a Dilma... O email termina pedindo para os eleitores do Serra se vestirem de azul, pois assim a multidão de azul desmascarizaria a fraude...

Normalmente eu daria risada e jogaria este email fora, como tenho feito com os outros todos, mas não sei que me deu que resolvi responder. Lá vai:

VESTIR AZUL ou VESTIR VERMELHO?
O bom de se viver em uma democracia é que o voto é livre e cada um tem o direito de pensar como quiser. O PT não está manipulando as pesquisas simplesmente porque o PT não tem essa influência.
O presidente do Ibope, por exemplo, é PSDB de carteirinha. A Globo, o Estadão, a Folha e a Veja são todos meios de comunicação de direita. Pesquisas refletem o que o povo pensa, nada mais que isso, não fazem mágica, são o reflexo do momento.

A Dilma tem larga margem de vantagem no Norte-Nordeste do país, mas graças a massiva campanha dos meios de comunicação citados acima com o tal caso Erenice, todos os institutos já apontam para um provável segundo turno.
Como se explica isso, o PT de repente parou de manipular as pesquisas?

E por que, se o PT é tão influente assim, simplesmente não impede a Polícia federal de descobrir novos e novos escândalos? Afinal a PF é um órgão do governo federal.
Talvez porque com todos os seus defeitos, o PT ainda é um partido democrático, que não acredita na manipulação da verdade.

O que não é bom para a democracia é esta aposta na ignorância do povo, esses boatos que têm se espalhado na Internet, mentiras, golpes baixos como o email de extremo mal gosto com soldados mortos durante a guerrilha nos anos 70. E se formos em contrapartida começarmos a espalhar fotos de guerrilheiros prisioneiros do exército sendo torturados? De Wladimir Herzog enforcado?

Entende o que eu quero dizer? Esse tipo de camapanha é tão ruim que o Serra não sobe nas pesquisas, quem sobe é a Marina. O Serra vai para o segundo turno graças aos votos da Marina, simplesmente porque seus marqueteiros não respeitam quem pensa de maneira diferente deles, e dessa maneira já vai entrar desmoralizado na disputa, pedindo os votos da Marina...

E é por tudo isso, mesmo com todos os escândalos do governo Lula, que eu ainda vou me vestir de vermelho no dia 3, porque a oposição não é democrática; porque o Lula não inventou o terceiro mandato (FHC inventou o segundo, criando assim o embrião do mensalão, mas disso a imprensa não quer saber).

Enfim, cada um ataca com as armas que pode e acredita.

Nenhum comentário: